MathJax é um interpretador Latex ideal para blogueiros matemáticos.
MathJax é um mecanismo de exibição JavaScript open-source para LaTeX, MathML e notação AsciiMath que funciona em todos os navegadores modernos. Ele foi projetado com o objetivo de consolidar os avanços recentes em tecnologias web em uma única plataforma definitiva, que suportam os principais navegadores e sistemas operacionais, incluindo aqueles em dispositivos móveis.

MathJax é um interpretador Latex ideal para blogueiros matemáticos.

MathJax: interpretador Latex em tempo real para blogs

Ele não exige nenhuma configuração por parte do usuário (sem plugins para baixar ou software para instalar), de modo que o autor da página pode escrever documentos da web que incluem matemática e estar confiante de que os usuários serão capazes de vê-lo naturalmente e facilmente. Um simplesmente inclui MathJax e um pouco de matemática em uma página da web, e MathJax faz o resto.

MathJax usa fontes web (nos navegadores que suportam) para produzir typesetting de alta qualidade que se adapta e imprime em resolução máxima (ao contrário de matemática incluídos como imagens). 

MathJax pode ser usado com leitores de tela, proporcionando a acessibilidade para os deficientes visuais. Com o MathJax, a matemática é baseado em texto, em vez de imagem-base, e por isso está disponível para motores de busca, o que significa que suas equações podem ser pesquisáveis, assim como o texto de suas páginas.

MathJax permite que os autores de páginas para escrever fórmulas utilizando TeX e notação LaTeX, MathML, uma ampla padrão Web Consortium Mundial para a representação matemática em formato XML, ou AsciiMath.

MathJax vai mesmo converter a notação TeX em MathML, para que ele possa ser processado mais rapidamente por esses navegadores que suportam MathML nativa, ou assim que você pode copiar e colá-lo em outros programas.

MathJax é modular, de modo que ele carrega componentes somente quando necessário, e pode ser estendido para incluir novas capacidades, conforme necessário. MathJax é altamente configurável, permitindo que autores personalizá-lo para as necessidades especiais dos seus sites. 

Finalmente, MathJax tem uma rica interface de programação de aplicativos (API) que pode ser usado para fazer a matemática em suas páginas web interativas e dinâmicas.

Acesse: www.mathjax.org/.

Visite os outros artigos para aprender a implementar a linguagem Latex em seu blog, usando o MathJax.
Próximo
Postagem mais recente
Anterior
Este é o último artigo.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Comente este artigo:

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.

  • Seu comentário não será publicado se não tiver relacionado com este artigo.
  • Não é permito linguagem imprópria e/ou escrita totalmente em caixa alta.
  • Não inclua links em seus comentários se eles não forem contextualizados com este artigo.
  • A partir de hoje, 26/04/16, não será mais publicado comentário de autor anônimo.
  • Leia a política de comentários do blog.